Política de Devolução, Recusa e Remessa em Garantia


1. Missão

Esta política tem como objetivo orientar e padronizar o processo de devolução, recusa e envio de produtos para análise ou garantia, garantindo transparência, organização e satisfação de nossos clientes.

2. Finalidade

Aplica-se a todos os clientes que realizarem compras e a todos os colaboradores envolvidos nos processos de vendas, atendimento, logística e pós-venda.

3. Responsabilidades

1. Cliente

Seguir as orientações descritas nesta política para solicitar devoluções, recusas ou envio de produtos em garantia.

2. FBM

Realizar análise das solicitações, orientar o cliente quanto aos procedimentos corretos e processar as devoluções de acordo com os critérios estabelecidos.

4. Definições

5. Situações que Permitem Devolução, Recusa ou Envio em Garantia

As situações aceitas são:

  • Produto enviado incorretamente (modelo, quantidade ou item diferente do pedido);
  • Produto com defeito de fabricação ou não funcionando;
  • Produto avariado durante o transporte;
  • Desistência da compra dentro do prazo legal de 7 dias (Código de Defesa do Consumidor).

6. Prazos Para Solicitação

7. Condições Necessárias

Para que a devolução, recusa ou envio em garantia seja aceito:

  • Produto deve estar na embalagem original;
  • Sem sinais de uso ou danos;
  • Acompanhado da Nota Fiscal emitida corretamente, contendo o número do PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO fornecido pela empresa;
  • Produtos sem nota fiscal ou fora das condições descritas serão devolvidos ao cliente.

8. Procedimento Para Solicitação

Cliente deve enviar um e-mail para: sac@fbmdistribuidora.com.br com as seguintes informações:

  • Número da Nota Fiscal;
  • Motivo da devolução ou envio;
  • Breve descrição do ocorrido;
  • Evidências (fotos ou vídeos);
  • Em caso de garantia: enviar também o formulário técnico do fabricante preenchido.

9. Autorização

Após análise da solicitação, o cliente receberá:

  • Código do PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO;
  • Orientações sobre emissão da nota fiscal;
  • Instruções para envio do produto.

Prazo de retorno da análise: até 24h úteis após envio completo das informações.

10. Frete

11. Cuidados com a embalagens

O produto deve ser enviado adequadamente embalado para evitar danos no transporte.

12. Recebimento do Produto

O produto será conferido no recebimento. Caso esteja em desacordo com as regras desta política ou sem o número do PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO, a empresa não está autorizada a aceitar o material.

13. Reembolso

Após confirmação do recebimento e conferência do produto, o reembolso será feito em até 10 dias úteis, conforme forma de pagamento utilizada na compra.

14. Observações Finais

  • Produtos que apresentem mau uso, sinais de montagem inadequada ou estejam fora das condições estabelecidas não serão aceitos.
  • Nestes casos, o produto será devolvido ao cliente sem direito a reembolso.

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